quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

AIDS

A aids é a sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida. É causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do nosso corpo. Com o sistema imunológico comprometido, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças, chamadas oportunistas, fica prejudicado.
Formas de Contágio
Uma pessoa pode contrair a aids ou outra doença sexualmente transmissível ao manter relações sexuais com uma pessoa infectada. Por isso, use a camisinha sempre!

Se liga! Outra forma de contágio ocorre pelo contato direto com sangue contaminado, que pode ocorrer com o compartilhamento de agulhas para injeção de drogas, transfusões de sangue. Preste atenção e nunca compartilhe esses materiais com outras pessoas, que podem estar infectadas e não sabem. Além disso, uma mãe portadora do HIV pode passar para o filho durante a gestação, parto ou amamentação. Mas, atualmente, as chances de transmissão podem ser reduzidas a um 1%. Para isso, a grávida precisa fazer o exame de aids e sífilis o quanto antes. E, em caso positivo, é fundamental seguir o tratamento e as orientações médicas corretamente e não amamentar o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário